Plano de Ação da Escola CEI 2011

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PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA CEI

                         Equipe CEI 2011:

 

Direção: Luzinete Ferreira Rosendo

Vice- direção: Maria Arlinda dos Santos

Coordenação: Cléia Regina Azevedo Vilela Dourado

Secretária: Zuleide Dourado Santos

Digitação: Clecione Oliveira Porto Silva

Corpo Docente: Grupo 04

Gilvany Rocha Ferreira

Anair Maria de Menezes

Daniela Moreira Lemes da Silva

Suênia Dourado Oliveira dos Santos

Ecijânia Alves Freitas

Grupo 05: Elizaney Pereira Trindade Dourado

Márcia Feitoza Paiva

Maria Aparecida Sátiro de Souza

Maria Joana Bernardino Oliveira

Maria de Fátima Alves Conceição Santos

Recreadora: Carmem A. F. Aragão

Agentes de Serviço: Carina Dourado Silva

Rosineide M. da Silva

Maria Gorete M. dos Santos

Rosângela Maria dos Santos

Josefa Cláudia Dasdores Neta

APRESENTAÇÃO:

No dia 10 de Junho, a Escola CEI de Lapão – equipe que atua na educação infantil, juntamente com famílias e pessoas da comunidade, durante todo o dia participou de um processo de auto-avaliação da qualidade da nossa escola. Para esta avaliação, foi utilizado: Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil – INDIQUINHO, como instrumento que auxiliou o coletivo: equipe e comunidade da nossa escola a encontrar seu próprio caminho na direção de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e que ajudem a construir uma sociedade mais democrática.

Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a nossa escola pode intervir para melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo.

Neste dia, a programação teve início com a recepção da comunidade escolar pela diretora: Luzinete Ferreira Rosendo que falou sobre a importância deste encontro e da necessidade da presença continua das famílias nas atividades inerentes á escola. Em seguida, foi passado para a coordenadora: Cléia Regina Azevedo Vilela Dourado, que apresentou o vídeo: TOI- LeandIndiaTree  para reflexão do grupo sobre a necessidade da avaliação constante em qualquer instancia e em qualquer lugar e que por conta disto já faz parte da nossa vida. Falou também, que faz parte da avaliação a tomada de decisões e que quando apenas há a constatação ou verificação, não é avaliação. Além disso, comentou sobre os “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil”, como instrumento utilizado para avaliação neste dia. A coordenadora geral: Kaline Campus, também esteve presente neste dia, apresentando slides sobre “O Que é Qualidade na Educação” e pontuando como seria realizada a dinâmica da avaliação neste dia. Em seguida foi passada a palavra para a Secretária de Educação: Arlene Soares Montenegro que parabenizou a equipe pela participação efetiva e enfatizou sobre a importância deste encontro. Registrou-se também a presença da Multiplicadora do programa Circulo de Avaliação: Patrícia Ares Azevedo que falou sobre o plano de ação como resultado de uma das etapas deste processo.

Durante a auto-avaliação, convocada pela instituição de ensino, as pessoas se dividira em dois grupos, com as seguintes relatoras: Professora Maria Arlinda de Santos e Professora Gilvany Rocha Ferreira, ficando cada grupo, responsável por algumas dimensões. Para cada dimensão há um conjunto de indicadores e perguntas. As perguntas alimentam o debate, indicando os parâmetros de qualidade. Com base na  discussão,  o grupo atribuiu uma cor para cada indicador: verde, se a situação é boa; amarela, se há questões exigindo atenção, vermelha, se o problema é mais grave e exige intervenção urgente.  Depois, cada grupo levou seu resultado para a plenária, formada por todos os grupos e, a partir disso, identificou-se os problemas prioritários e organizou-se um plano de ação com eleição dos responsáveis por determinado ponto e o prazo esperado para a conclusão do novo trabalho. Ao fim, a diretora Luzinete, falou para o grupo da necessidade de uso anual desta avaliação e da implementação do plano de ação, comprometendo-se em trazer devolutivas à comunidade escolar dos resultados alcançados.

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

Entendendo que: “Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente e que cada escola tem autonomia para refletir, propor e agir na sua busca pela qualidade da educação”, segundo os Indicadores de Qualidade na Educação/Ação Educativa, p.5.  Toda a comunidade escolar: profissionais da escola, alunos, pais, conselheiros, gestores, associações, e outras organizações interessadas e diretamente envolvidas com os problemas da escola e sua melhoria foram convocadas para avaliar a nossa escola, no dia 10 de Junho, partindo da proposta trazida pelos “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” que propõe sete dimensões de qualidade para análise: planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens (formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar); interações (espaço coletivo de convivência e respeito); promoção da saúde; qualidade e condições dos espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

OBJETIVOS:

 Realizar a auto-avaliação de forma participativa, utilizando como instrumento, os Indicadores da Qualidade na Educação infantil, considerando  os pontos de vista da direção, das professoras, das famílias e das entidades locais interessadas.

Compreender que a qualidade da educação é um conceito amplo, que envolve muitos aspectos, desde as condições do prédio e das salas, até as relações entre as crianças, dos adultos com as crianças, e da instituição com as famílias.

DIMENSÃO 1: PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

PROBLEMA

AÇÃO

ESTRATÉGIA

PERÍODO

RESPONSÁVEL (EIS)

RESULTADOS

ESPERADOS

A Instituição dispõe de uma proposta pedagógica consolidada, embora não seja conhecida por todos os participantes deste encontro.

A Proposta Pedagógica foi elaborada coletivamente.

No entanto não é periodicamente atualizada com a participação das professoras, demais profissionais e famílias.

As professoras não organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo.

Reunião coletiva para apresentação e esclarecimentos sobre o Projeto Político Pedagógico.

Atualização do PPP periodicamente, com a participação das professoras, demais profissionais e famílias.

Organizar o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo.

Apresentar PPP por etapa nas reuniões de pais.

Reunir a equipe técnica da escola com a participação dos docentes, demais profissionais e famílias para atualização do PPP.

Planejar pensando na organização de atividades e do tempo, de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo.A partir do 2º semestre.

A partir do 2º semestre.

A partir do 2º semestre.Coordenação e Direção.

Coordenação e Direção.

Coordenação e Direção.

Ter uma proposta pedagógica conhecida por todos.

Atualização periódica da Proposta Pedagógica da Escola com a participação das professoras, demais profissionais e famílias.

Organização do tempo e atividades por parte das professoras de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo.

DIMENSÃO 2: MULTIPLICIDADE DE EXPERIÊNCIAS E LINGUAGENS

PROBLEMA

AÇÃO

ESTRATÉGIA

PERÍODO

RESPONSÁVEL (EIS)

RESULTADOS

ESPERADOS

Falta de espaço físico para desenvolver atividades físicas, como: subir em obstáculos, correr, etc.

 Ampliar espaço para realizar as atividades físicas e educativas.Aquisição de um parque de diversões na área interna da escola (muro);

Construir caixa de areia, na área interna da escola (muro).

Aterrar, arborizar e gramar a área interna (muro).

Criação de um auditório no pátio.

A partir do segundo semestre.Prefeitura e Secretaria de Infra Estrutura.Ter um espaço físico para desenvolver atividades físicas.

DIMENSÃO 3: INTERAÇÕES

PROBLEMA

AÇÃO

ESTRATÉGIA

PERÍODO

RESPONSÁVEL (EIS)

RESULTADOS

ESPERADOS

DIMENSÃO 4: PROMOÇÃO DA SAÚDE

PROBLEMA

AÇÃO

ESTRATÉGIA PERÍODO

RESPONSÁVEL               (EIS)

      RESULTADOS

ESPERADOSSabemos que a merenda é feita na fábrica, mas não é disponibilizado um cardápio nutricional variado que atenda ás necessidades das crianças.

Não há segurança nas tomadas elétricas, pois não estão no alto das paredes e não possuem tampas protetoras seguras.

O botijão de gás não atende ás especificações de segurança e não fica em ambiente externo protegido.

Disponibilização de um cardápio nutricional variado e rico que atenda as necessidades das crianças, que seja adequado á idade e as condições climáticas.

Oferecer segurança nas tomadas elétricas.

Atender ás especificações de segurança para o botijão de gás, além de colocá-lo em ambiente externo protegido.

Elaboração de cardápio variado, colorido.

Observar as condições climáticas, evitando alimentos quentes em clima quente.

Observar a quantidade por aluno, para que a merenda seja suficiente.

Colocar tomadas no alto das paredes.

Colocar proteção nas tomadas elétricas das salas de aula.

Ampliar o espaço externo da cantina.

Construir um espaço externo com grade para colocar o botijão de gás.

A partir do segundo semestre.

A partir do segundo semestre.

A partir do segundo semestre.Secretaria de Educação.

Conselho da merenda escolar

Secretaria de Infra Estrutura.

Secretaria de Infra Estrutura.Oferecer um cardápio nutricional variado e rico que atenda ás necessidades das crianças.

Oferecer segurança nas tomadas elétricas, colocando-as no alto das paredes e com tampas protetoras seguras.

Atender ás especificações de segurança para o botijão de gás, além de colocá-lo em ambiente externo protegido.

DIMENSÃO 5: ESPAÇOS, MATERIAIS E  MOBILIÁRIOS

PROBLEMA

AÇÃO

ESTRATÉGIA PERÍODO

RESPONSÁVEL    (EIS)

RESULTADOS

ESPERADOS

Não existe espaço exclusivo para biblioteca.

A altura das janelas não está apropriada para a educação infantil, pois não possibilitam uma visão externa para as crianças.

Não temos espaços e equipamentos adequados para atender as crianças com deficiência.

Não há mobiliários e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência.

Não existe número de livros e outros materiais de leitura suficientes para atender todos os  alunos.

Não há brinquedos suficientes para atender todas as crianças e para diversos usos.

Não há  instrumentos musicais em quantidade suficiente para todas as crianças.

Não há, ao longo de todo o  ano, material pedagógico diversificado e em quantidade suficiente.

Não há material individual de higiene de qualidade  em quantidade suficiente, nem local adequado para guardar estes materiais.

Não há brinquedos, móbiles, livros, materiais pedagógicos e audiovisuais adequados às necessidades das crianças com deficiência.

Não há espaço que permite o descanso e o trabalho individual ou coletivo da equipe que seja confortável, silencioso, com mobiliário adequado para adultos e separado dos espaços das crianças(para reuniões, estudos, momentos de formação e planejamento.

Não há espaço especialmente planejado para recepção e acolhimento da família.Criar espaço para a biblioteca.

Colocar as janelas na altura apropriada.

Criar espaço adequado para atender as crianças com deficiência e disponibilizar equipamentos acessíveis para estes alunos.

Adquirir equipamentos e  mobiliários para atender esta clientela.

Adquirir mais exemplares de livros.

Adquirir mais brinquedos, em número suficiente para atender a clientela e para diversos usos.

Adquirir instrumentos musicais em quantidade suficiente.

Garantir uma quantidade suficiente e diversificada de materiais pedagógicos para o ano todo.

Aquisição de material individual de higiene, de qualidade e em quantidade suficiente e ter um espaço próprio para guardar estes materiais.

Adquirir brinquedos, móbiles, livros, materiais pedagógicos e audiovisuais adequados às necessidades das crianças com deficiência.

Possibilitar um espaço que permite o descanso e o trabalho individual ou coletivo da equipe que seja confortável, silencioso, com mobiliário adequado para adultos e separado dos espaços das crianças(para reuniões, estudos, momentos de formação e planejamento.

Criação de um espaço especialmente planejado para recepção e acolhimento da família.Construir uma sala.

Reforma das janelas.

Construir e reformar o espaço para adequar ao aluno.

Compra dos equipamentos necessários para realizar esta ação.

Compra,  campanhas, doações destes equipamentos e mobiliários.

Campanhas, compras, doações para aquisição destes livros.

Comprar mais brinquedos.

Comprar brinquedos diversificados.

Comprar mais instrumentos.

Recorrer a Prefeitura e  secretaria para conseguir um investimento maior para compra destes materiais.

Compra de material individual de higiene, de qualidade  e em quantidade suficiente.

Compra ou criação de armários para  que possa guardar o material.

Construir  um espaço para guardar estes materiais.

Compra de brinquedos, móbiles, livros, materiais pedagógicos e audiovisuais adequados às necessidades das crianças com deficiência.

Construir um espaço.

Construir um espaço.

Imediato.

Segundo semestre.

Para o ano de 2012.

Para o ano de 2012.

Segundo semestre.

Segundo semestre.

Segundo semestre.

Segundo semestre.

Segundo semestre.

Segundo semestre

Para o ano de 2012.

Para o ano de 2012.

Prefeitura.

Prefeitura.

Prefeitura, Estado.

Prefeitura, Estado.

Escola, Comunidade, Secretário Municipal de Educação, Prefeitura

Escola, Comunidade, Secretaria,Prefeitura.

Prefeitura, Secretaria

Prefeitura e Secretaria de Educação.

Prefeitura e Secretaria de Educação.

Prefeitura e Secretaria de Educação.

Secretaria de Infra Estrutura, Prefeitura.

Secretaria de Infra Estrutura, Prefeitura.

Ter um espaço exclusivo para biblioteca.

Ter janelas com  altura apropriada para a educação infantil, possibilitando uma visão externa para as crianças.

Ter espaços e equipamentos adequados para atender as crianças com deficiência.

Ter mobiliários e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência.

Ter um número de livros e outros materiais de leitura suficientes para atender todos os  alunos.

Obter brinquedos em quantidade suficiente para atender todas as crianças e para diversos usos.

Obter   instrumentos musicais em quantidade suficiente para todas as crianças.

Ter, ao longo de todo o  ano, material pedagógico diversificado e em quantidade suficiente.

Ter material individual de higiene de qualidade e em quantidade suficiente, além de  local  adequado para guardar estes materiais.

Ter  brinquedos, móbiles, livros, materiais pedagógicos e audiovisuais adequados às necessidades das crianças com deficiência

Ter um espaço que permite o descanso e o trabalho individual ou coletivo da equipe que seja confortável, silencioso, com mobiliário adequado para adultos e separado dos espaços das crianças(para reuniões, estudos, momentos de formação e planejamento.

Ter um espaço especialmente planejado para recepção e acolhimento da  família.

DIMENSÃO 6: FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS E DEMAIS PROFISSIONAIS

PROBLEMA

AÇÃO

ESTRATÉGIA

PERÍODO

RESPONSÁVEL (EIS)

RESULTADOS

ESPERADOS

A Instituição não possui um programa de formação continuada, para os docentes que atuam na educação infantil.

As professoras não são orientadas e apoiadas na inclusão de crianças com deficiência.

Não existem momentos formativos promovendo momentos de discussão sobre as diferenças humanas na instituição.

Os Professores não conhecem os livros acessíveis para crianças com deficiência.

Os professores não são remunerados, no mínimo, de acordo com o piso salarial nacional do magistério.

A instituição não conhece e não implementa procedimentos que visam prevenir problemas de saúde das professoras e demais profissionais.

Buscar um programa de formação continuada, para os docentes que atuam na educação infantil.

Orientar as professoras e apoiá-las na inclusão de crianças com deficiência.

Criar momentos formativos incluídos na instituição, que promova a discussão sobre as diferenças humanas.

Conhecer os livros acessíveis para crianças com deficiência.

Remunerar as professoras, no mínimo, de acordo com o piso salarial nacional do magistério.

Conhecer e implementar procedimentos que visam prevenir problemas de saúde das professoras e demais profissionais.

Participação de todos os docentes em programa de formação continuada.

Oferecer a formação em serviço para os  docentes da escola.

Incluir momentos formativos na jornada de trabalho remunerada dos profissionais.

Fazer a formação em um dia da semana ou no período noturno ou no sábado.

Acompanhamento contínuo dos professores que tem crianças com deficiência.

Reuniões, palestras e formação sobre este tema.

Buscar profissionais da área para fazer a formação dos professores.

Reuniões, palestras e formação sobre este tema.

Buscar profissionais da área para fazer a formação dos professores.

Adquirir e disponibilizar os livros.

Realizar a remuneração dos professores, seguindo o plano de carreira.

.

Socializar estes procedimentos com os profissionais da escola;

Buscar parcerias para um plano de saúde que atenda os profissionais da escola.Segundo semestre

Segundo semestre.

Segundo semestre.

Segundo semestre.

Segundo semestre.

Segundo semestre.

Prefeitura e Secretaria de Educação

Secretaria de Educação.

Secretaria de Educação.

Secretaria de Educação.

Prefeitura municipal.

Prefeitura municipal.

Ter um programa de formação continuada, para os docentes que atuam na educação infantil.

Que as professoras sejam orientadas e apoiadas na inclusão de crianças com deficiência

Ter momentos formativos promovendo momentos de discussão sobre as diferenças humanas na instituição.

Os Professores conhecerem os livros acessíveis para crianças com deficiência.

Remunerar as professoras, no mínimo, de acordo com o piso salarial nacional do magistério.

Conhecer e implementar procedimentos que visam prevenir problemas de saúde das professoras e demais profissionais.

DIMENSÃO7: COOPERAÇÃO E TROCA COM AS FAMÍLIAS E PARTICIPAÇÃO NA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL.

PROBLEMA

AÇÃO

ESTRATÉGIA

PERÍODO

RESPONSÁVEL (EIS)

RESULTADOS

ESPERADOS

As Reuniões e entrevistas com os familiares não são realizados em horários adequados.

As professoras e demais profissionais que atuam na escola, não conhecem todos os familiares das crianças.

Não existe sala de recursos multifuncionais para as crianças com deficiência.

A Secretaria Municipal de Educação não informa às instituições de educação infantil sobre os serviços de educação especial existentes.

Realizar reuniões em horários adequados.

Criar situações onde os pais tenham momentos com os filhos na escola.

Criar salas adequadas (multifuncional) com os recursos que atendem as crianças com deficiência.

A secretaria precisa buscar e informar informações e serviços de educação especial para a unidade escolar.

No dia de reunião, dispensar os alunos.

Obedecer ao horário das reuniões.

Não trazer crianças no dia de reunião.

Criar momentos para a participação dos pais dentro da sala de aula.

Momentos de leitura entre pais e alunos.

Capacitação para pais e professores.

Respeitar as crianças com deficiência, em todos os aspectos.

Passar as informações obtidas para a comunidade.

Palestras da Secretaria de Educação, cursos, formações.Segundo semestre.

Segundo semestre

Segundo Semestre

Segundo Semestre

Professores, famílias,(pais). Direção, coordenação.

Comunidade Escolar

Prefeitura, Secretaria de Educação.

Secretaria de Educação.

Realizar as Reuniões e entrevistas com os familiares em horários adequados.

As professoras e demais profissionais que atuam na escola, conhecerem todos os familiares das crianças.

Criação de uma sala de recursos multifuncionais para as crianças com deficiência.

Obtenção de informações por parte da Secretaria Municipal de Educação sobre os serviços de educação especial existentes.

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