Planejamento Anual

Unidade Escolar: Centro de Educação Infantil

Segmento: Educação Infantil          Professor (a): Ecijânia, Anair, Gilvany, Daniela e Suênia.

Disciplina(s): Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Arte, Música e Movimento.

Série: Educação infantil         Turma(s): A, B, C, D, E.         Turno: Matutino e Vespertino.

PLANEJAMENTO ANUAL – 2011

OBJETIVOS

GERAL:

Oportunizar momento de integração para garantir o desenvolvimento integral do aluno em todos os aspectos: físico, emocional, motor, cognitivo e social considerando o aluno como construtor do conhecimento.

ESPECÍFICOS:

  • Grafar o nome.
  • Identificar as letras do seu nome.
  • Reconhecer os nomes dos colegas.
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo em diversas situações do cotidiano.
  • Recontar oralmente histórias, contos, fábulas e parlendas lidas pelo professor.
  • Perceber semelhanças e diferenças entre objetos, classificando-os a partir de critérios próprios, estabelecendo relações entre eles, manusear sólidos geométricos, percebendo os que rolam ou não.
  • Avançar no conhecimento das noções espaciais.
  • Possuir idéias de número e conseguir relacionar quantidade.
  • Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo.
  • Identificar os numerais até 20.
  • Fazer registros espontâneos de números.

 

CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

LINGUAGEM

I UNIDADE

II UNIDADE

III UNIDADE

IV UNIDADE

• Linguagem oral, música, poesia, parlenda, trava-línguas, reconto oral e escrito: pseudoleituras de textos e gravuras, grafar o nome.  Escrita espontânea, alfabeto.

• Projeto: Leitura e Escrita.

 

• Linguagem oral, música, poesia, parlenda, trava-línguas, reconto oral e escrito.

• Linguagem escrita: Escrita espontânea de lista, grafar o nome, leitura de imagem, distinguir figuras, letras.

• Projeto: Leitura e Escrita.

 

• Linguagem oral: música, dramatizar brincadeiras, parlendas, trava-línguas, reconto oral, poemas, pseudoleituras.

Linguagem Escrita: listagem, escrita espontânea, produção de textos escritos, grafar o nome e das letras do alfabeto.

• Projeto: Leitura e Escrita.

 • Linguagem oral:  música, brincadeiras, parlendas, poemas, reconto oral, reconhecer o próprio nome, leitura como entreterimento. Escrita, listagem, letras e sons, alfabeto, produção escrita. Reconhecer os nomes dos colegas.

• Projeto: Leitura e Escrita.

I UNIDADE

- Noções espaciais, cores primárias, classificar e contar objetos, numerais até 5. Registros de números, noções de quantidade.

Peso e medidas. Oficina de Matemática.

II UNIDADE

-Noções espaciais, semelhanças e diferenças. Possuir idéia de números e quantidade. Cores, formas geométricas, sequência de objetos e números, sequência numérica até 10.

Registro dos numerais.

III UNIDADE

- Noções espaciais, sequência numérica até 15.

Escrita numérica, seriação, maior, menor , frente, trás, direita, esquerda, noção de tempo (calendário) Regras de jogos , medidas de massa, peso, medida de volume, capacidade (cheio e vazio).

 

IV UNIDADE

- Formas geométricas, sequência numérica, noção de tempo (calendário, cantigas que incluem diferentes formas de contagem, regras de jogos e brincadeiras, sequência numérica até 20. Noções de adição e subtração.

 

NATUREZA E SOCIEDADE

I UNIDADE

- História pessoal;

- Fatos históricos;

- Família em diferentes tempos e espaços;

- Aniversário da cidade;

- Projeto Identidade.

 

 

II UNIDADE

.Com quem eu convivo;

- Família, colegas e amigos;

- A escola (continuação do projeto);

- Brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais da comunidade;

-Dias das mães;

- São João;

- Meio ambiente.

III UNIDADE

- Valores (Projeto);

- Respeito às diferenças;

- Meios de transportes;

- Folclore ( Projeto);

- Independência;

- Dia dos Pais;

- Dia do estudante.

 

 

IV UNIDADE

-Meios de comunicação;

- Direitos da Criança;

- Datas comemorativas;

- Semana da criança;

- Natal.

METODOLOGIA/ PROCEDIMENTO

RECURSO

AVALIAÇÃO

As temáticas serão desenvolvidos de forma indisciplinar, favorecendo a criança a ludicidade para aguçar a curiosidade, contribuindo para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.

Para tantos serão realizadas atividades lúdicas, significativas e desafiadoras que venham contribuir com o desenvolvimento do aluno.

- Lousa, giz,. Caderno, lápis, livros, revistas, livros didáticos, vídeo, CD, DVD, TV, lápis de cor, cola cartolina, papel ofício, papel metro, sucata, livros de contos de fadas. Etc… - A avaliação ocorrerá durante todo o processo de ensino aprendizagem, através de registros e reflexões do professor, permitindo a reorganização permanente das atividades pedagógicas colaborando assim para o êxito de todo o trabalho educacional.

- Avaliação diagnóstica para verificar o que o aluno sabe e o que precisa saber. Avaliar através das atividades seqüenciadas. Acompanhar a aprendizagem do aluno através de relatório. Observar o desenvolvimento de forma individual.

ARTE MOVIMENTO E MÚSICA

• Projeto: mexendo com as emoções através da arte.

• Movimento;

• Música;

• Arte visual (apreciação de telas, de diversos autores), linha, ponto, forma, alinhavo, mosaico, desenho livre, desenho orientado, pintura livre e orientada, recorte, colagem, técnicas de pintura.

• Arte cênica.

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

• Projetos Valores: Família e escola trabalhando com parcerias.

• Identidade: Regras de consciência no espaço escolar, norma e regras em diferentes atividades, reconhecimento das próprias características e de outras pessoas; rotina escolar, cooperação, solidariedade, socialização, afetividade.

• Diálogo em diferentes situações; diferentes culturas, costumes, tradições, semelhanças e diferenças entre as pessoas. Atitudes de auto cuidado, valores, cooperação; solidariedade.

Unidade Escolar: Centro de Educação Infantil

Segmento: Educação Infantil     Professor (a): Márcia, Maria Aparecida, Elizaney, Fátima e Joana. .

Disciplina(s): Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade.

Série: Grupo 05 Turma(s): A, B, C, e E,         Turno: Matutino e Vespertino.

PLANEJAMENTO ANUAL – 2011

OBJETIVOS

GERAL:

Promover situações de aprendizagens onde o  educando tenha a possibilidade de desenvolver-se em todos os apéctos:  emocional, físico, motor, cognitivo e social levando-se sempre em consideração as fases e competências (habilidades de cada faixa etária como também respeitar o tempo de aprendizagem de cada um.

ESPECÍFICOS:

  • Ampliar gradativamente  suas possibilidades de comunicação e expressões de diferentes gêneros textuais;
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
  • Reconhecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para melhor qualidade de vida humana.
  • Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da moldagem, da colagem, da construção , desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

LÍNGUA PORTUGUESA

I UNIDADE

II UNIDADE

III UNIDADE

IV UNIDADE

• Nome próprio, alfabeto, linguagem oral e escrita, produção textual, conto e reconto.

• Discriminação das formas das letras.

• Projeto de Leitura e Escrita.

• Projeto Identidade.

• Linguagem oral e escrita.

• Alfabeto;

• Produção escrita;

• Sequência lógica dos fatos narrados;

• Expressão oral – falar e ouvir.

• Projeto de Leitura e Escrita.

• Leitura e imagem;

• Gêneros textuais (convite quadrinhas, poesias etc.)

• Unidade sonora;

• Projetos de leitura;

• Produção textual;

• Alfabeto

• Alfabeto ;

• Características textuais;

• Semelhanças e diferenças entre os textos;

• Linguagem oral e escrita;

• Projeto de leitura e escrita.

 

MATEMÁTICA

I UNIDADE

II UNIDADE

III UNIDADE

IV UNIDADE

• Números de 0 a 9;

• Formas geométricas simples;

• Sequência numérica;

• Calendário

• Tabelas.

• Sequência numérica.

• Números;

• Formas geométricas;

• Antecessor e sucessor;

• Ordem crescente e decrescente;

• Noções de adição e subtração.

• Tabelas

• Números;

• Instrumento de medidas;

• Noções de comprimento (peso e volume).

• Localização especial;

• Regras de jogos e brincadeiras, tabelas.

• Números;

• Tabelas e gráficos;

• Dias da semana

• Meses do ano;

• Medidas de comprimento (tempo, massa e capacidade );

• Adição e subtração.

 

CIÊNCIAS

I UNIDADE

II UNIDADE

III UNIDADE

IV UNIDADE

• Hábitos de higiene;

• Corpo humano;

• Ao órgãos do sentidos;

• Projetos, meio ambiente.

 

• Os animais.

• Água;

• Meio ambiente;

• Habitat natural;

• Projeto ( semi-árido).

 

• Os seres vivos e não vivos;

• Os vegetais;

• Fenômenos da natureza;

 

• Alimentação e saúde;

• Paisagem natural e modificada;

• Projeto meio ambiente;

• Oficina de Arte;

 

 

HISTÓRIA / GEOGRAFIA

I UNIDADE

II UNIDADE

III UNIDADE

IV UNIDADE

• A família

• História pessoal;

• A escola;

• A casa;

 

• Profissões;

• Cultura regional e local;

• Meios de comunicação;

• Brinquedos e brincadeiras;

 

• Meios de transportes;

• Trânsito;

• Cultura e diversidade;

 

• Preservação do meio ambiente;

• Brincadeiras preferidas;

• Datas comemorativas.

 

 

METODOLOGIA / PROCEDIMENTO

RECURSO

AVALIAÇÃO

As temáticas serão desenvolvidas de forma interdisciplinar, favorecendo a criança a ludicidade, contribuindo para enriquecer o processo enino-aprendizagem. Serão realizadas atividades lúdicas, significativas e desafiadoras que venha contribuir com o desenvolvimento do aluno.

Será realizadas atividades de jogos e brincadeiras, contos e recontos, produção coletiva, material concreto, experiência, alfabeto móvel, jogos matemáticos, cruzadinha, recorte e colagem, bingos, desenho livre, escrita espontânea, vídeo, lista etc..

Recursos humanos: professor, alunos e direção.

Recursos didáticos: sucata, televisão, som, DVD, papel, lápis, tesoura, atividades diversificadas, etc..

A avaliação não se dá somente no momento final do trabalho. É etapa permanente do professor, instrumento indispensável à construção de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será feita através de registros, relatórios, diagnósticos e reflexão do professor durante todo processo de ensino aprendizagem.

 

ARTE

• Projeto: mexendo com as emoções através da arte.

• Movimento.

• Música.

• Arte visual (apreciação de telas) diversos autores.

• Linha, ponto, forma, alinhavo, mosaico, desenho livre, desenho orientado, pintura livre e orientada.

• Recorte e colagem, técnicas de pintura.

• Arte cênica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s