Ementa da Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL

 EMENTA

 

A Educação Infantil como primeira etapa da educação básica deve garantir a prática de atividades educativas, contribuindo assim, para o desenvolvimento integral das crianças, de suas identidades, bem como a capacidade de crescimento como cidadãos, através da socialização e ampliação dos conhecimentos referentes à realidade social e cultural na qual estão inseridas.

 

OBJETIVO GERAL:

 

Promover a interação do desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social das crianças, considerando-se os diferentes interesses e maneiras de aprender np desenvolvimento de cada habilidade.

 

COMPETÊNCIAS A SEREM ADQUIRIDAS:

 

Linguagem Oral e Escrita:

Ÿ         Ampliação gradativa das possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;

Ÿ         Desenvolvimento da capacidade de familiarização com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;

Ÿ         Escuta de textos lidos e apreciação da leitura feita pelo professor;

Ÿ         Interesse pela escrita de palavras e textos ainda que, de forma não convencional;

Ÿ         Reconhecimento do seu nome escrito, identificando-o das diversas situações do cotidiano;

Ÿ         Escolha de livros para ler e apreciar;

 

Natureza e Sociedade:

 

Ÿ         Interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias, sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;

Ÿ         Estabelecimento de relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;

Ÿ         Estabelecimento de relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para preservação das espécies e para qualidade de vida humana;

 

Matemática:

Ÿ         Reconhecimento e valorização dos números, de operações numéricas, contagens orais e noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;

Ÿ         Comunicação de idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;

Ÿ         Utilização de estratégias próprias, conhecimentos prévios e confiança na capacidade para lidar com situações matemáticas novas.

 

Movimento:

Ÿ         Ampliação das possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal em brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

Ÿ         Exploração de diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, com força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades do seu corpo;

Ÿ         Controle gradual do próprio movimento, aperfeiçoando-se aos recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;

Ÿ         Utilização dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento para ampliar suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos;

Ÿ         Apropriação progressiva da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos, e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;

 

Música:

Ÿ          Exploração e identificação de elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;

Ÿ         Percepção e expressão de sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;

 

 

Artes Visuais:

Ÿ         Interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;

Ÿ         Produção de trabalho de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

Ÿ         Linguagem Oral e Escrita:

 

Falar e Escutar:

-                      Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;

-                 Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa;

-                Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista;

-                Relato de experiências vividas e narração de fatos  em seqüências temporal e causal;

-                Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor;

-                Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.

 

Práticas de Leitura:

Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornais, informativos, parlendas, trava-línguas, etc.;

-                      Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional;

-                      Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário;

-                      Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc., previamente apresentados ao grupo;

         -         Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.

 

Ÿ         Práticas de Escrita:

-        Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita;

         -         Escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário;

-                      Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins;

-                      Prática de escrita do próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna;

-                                              Respeito pela produção própria e alheia. 

 

Ÿ         Natureza e Sociedade:

- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar:

-                      Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de comunidade e de outras;

-                      Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;

-                      Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;

-                      Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

Ÿ         Os lugares e suas paisagens:

-                            Observação da paisagem local (vegetação, construções, rios, irrigação…);

-                      Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;

-                      Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

Ÿ         Objetos e processos de transformação:

-                            Participação em atividades que envolvam processo de confecção de objetos;

-                      Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais;

-                      Conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inverter as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons, propriedades ferromagnéticas, etc.;

-                      Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação.

Ÿ         Os seres vivos:

-                            Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;

-                      Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais  por meio da sua criação e cultivo;

-                      Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial;

-                      Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente;

-                      Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;

-                      Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral;

-                      Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletiva.

Ÿ         Os fenômenos da Natureza:

-                            Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem;

-                       Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento;

 

Matemática:

Ÿ         Números e sistema de numeração:

-                                  Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;

-                      Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas;

-                      Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais;

-                      Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;

-                      Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontrem;

-                      Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

Ÿ         Grandezas e medidas:

-                                  Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas;

-                Introdução às noções de medidas de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais;

-                Marcação do tempo por meio de calendários;

-                Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças.

Ÿ         Espaço e forma:

-                                  Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando o vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação;

-                      Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.;

-                      Representações bidimensionais, e tridimensionais de objetos;

-                      Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço;

-                      Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.

 

Movimento:

Ÿ         Expressividade:

-                                  Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;

-                            Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;

-                            Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança;

-                            Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

Ÿ         Equilíbrio e coordenação:

-                                  Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento;

-                      Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participam;

-                      Valorização de suas conquistas corporais;

-                      Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.

 

Música:

Ÿ         O fazer musical:

-                                  Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e personaliza cada som);

-                      Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais;

-                      Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;

-                      Repertório de canções para desenvolver memória musical.

Ÿ         Apreciação musical:

-                                  Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção musical brasileira e de outros povos e países;

-                Reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, artes, elementos que se repetem etc. (a forma);

-                Informações sobre as obras ou vidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.

 

Artes Visuais:

Ÿ         O fazer artístico:

-                            Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de sue próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, voluma, espaço, textura etc.;

-                      Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.;

-                      Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico;

-                      Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos;

-                      Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala;

-                      Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;

-                      Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral;

 

TEMAS TRANSVERSAIS:

  • Ética:

-          Dignidade do ser humano;

-          Respeito mútuo;

-          Justiça;

-          Diálogo;

-          Solidariedade.

-          Diferenças biológicas e culturais entre os sexos.

  • Pluralidade Cultural:

-          Identidade Cultural;

-          Outras formas de expressão cultural;

-          Linguagem regional (variação lingüística).

  • Meio Ambiente:

-          Ciclos naturais e fluxos de energia;

-          Relações da sociedade com a natureza;

-          Patrimônio natural e cultural (limite para o uso dos recursos);

-          Combate ao consumismo e ao desperdício.

  • Saúde:

-          Higiene e saneamento básico;

-          Primeiros socorros;

-                            Campanhas de prevenção de doenças.

 

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

 

Ÿ         Análise, leitura, releitura, produção, reprodução e interpretação de textos;

Ÿ         Jogos de atenção (memória, negação, enumeração, quebra-cabeças, etc);

Ÿ         Apresentações orais (relatos de experiências, exposição de pontos de vista);

Ÿ         Formulação coletiva e individual de conclusões e explicações sobre o tema em questão;

Ÿ         Trabalho em grupo;

Ÿ         Pesquisas, coleta de dados em diferentes fontes de informações, como objetos, fotografias, documentários, livros, mapas, relatos de pessoas e outras;

Ÿ         Comparação de dados e estabelecimento de relações;

Ÿ          Leitura e interpretação de registros, como desenhos, fotografias e maquetes;

Ÿ                 Registro de informações, utilizando diferentes formas: desenhos, textos orais ditados ao professor, comunicação oral registrada em gravador etc.;   

 

 AVALIAÇÃO

 

            A avaliação deve ser processual. Desta forma, o professor deve considerar a variedade de habilidades trabalhadas, tais como:

  •  Análise da evolução das hipóteses de leitura e escrita das crianças (através de observações e registros);
  • Expressão oral (debates, participação em sala de aula, exposição e argumentação de idéias, leituras de imagens, relatos de experiências);
  • Expressão corporal (participação em dramatizações, jogos de simulação);
  • Expressão plástica (desenhos, pinturas, colagens, dobraduras, painéis, cartões);
  •  Expressão escrita (em textos produzidos, ainda que de forma não convencional).

 

Bibliografia:

 

BRASIL.  Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Volumes I, II e III. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

 

            Endentemos por professor-alfabetizador, não apenas o que trabalha com as duas séries iniciais, ou com o ciclo básico na área de língua materna. Professor-alfabetizador tanto é o de língua, quanto a matemática, ciências, geografia e história. Enfim, é todo o professor facilitador da compreensão ativa dos textos como expressão da realidade do mundo.

            A alfabetização é um processo aberto que não se fecha numa série determinada ou em um suporte particular de texto.  Inicia-se muito antes do ingresso da criança na instituição escolar através da leitura das vivências adquirida no convívio com as pessoas, nos materiais e nos processos de seu entorno. Amplia-se gradativamente e sistematiza-se no ambiente escolar se este for propiciador de experiências que permitam ao alfabetizando transformá-las em vivências significativas propícias para a construção do próprio conhecimento.

            Ao elaborar este material tomamos como fundamento à utilização de um material didático que possibilite ao aluno a interação com uma maior diversidade de produções textuais. A heterogeneidade textual deverá conduzi-lo a uma capacidade mais ampla de decodificar e interpretar não apenas o mundo do texto, mas de estabelecer relações com outros suportes, compreendendo o mundo na diversidade de sua linguagem.

            Qualquer material didático deve ser entendido como mais um material de apoio para o desenvolvimento de uma proposta.

PONTOS A SEREM ANALISADOS:

  • ATIVIDADES DE CASA: as atividades de casa são importantes para a criança rever conceitos que já foram trabalhados em sala de aula.
  • INTERAÇÃO: é interagindo que estaremos aprendendo. Para proporcionar a interação, convém variar a distribuição das carteiras e incentivar o trabalhoem grupos. Emdeterminadas ocasiões, é muito produtivo abandonar o espaço físico da sala de aula e buscar outros ambientes, outros espaços propícios, à interação.

    Evidentemente, não podemos cair no radicalismo de negar os trabalhos individuais, ocasião em que a criança tem um importantíssimo momento seu, particular.

  • TROCA DO SABER: é muito importante valorizar o saber de cada um. Pode-se instituir o dia da “troca do saber” na classe ou com outras classes da mesma escola ou ainda com outras escolas. Essas atividades são enriquecedoras e possibilitam o diálogo, a troca de informações, sobre vivências culturais e sociais, permitindo a interação entre pessoas onde cada um aprende e cada um ensina. É no relacionamento com o outro, com o meio, que se constrói o conhecimento.
  • INTERDISCIPLINARIDADE: o conhecimento é cada vez mais universal e o ensino moderno, acompanhando essa tendência, deve realçar e aprofundar as relações interdisciplinares. Cabe ao professor atuar como mediador dessas relações e promover a integração entre as diversas áreas, para que o aluno seja capaz de construir uma visão holística do mundo, de adquirir e elaborar conhecimentos na sua totalidade, de “crescer” como pessoa e socializar-se.

 

Todas as ações geradoras devem possibilitar o trabalho interdisciplinar. Desta forma o trabalho com séries iniciais requer a integração das seguintes áreas: Língua Portuguesa com  Artes e Ensino Religioso, História com  Artes e Ensino Religioso, Matemática com Educação Física.

 

                              

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